A vice-liderança na fase de classificação do Campeonato Mineiro dá ao Cruzeiro vantagem sobre o América nesta seminifinal. Com resultados iguais ou mesmo saldo de gols, a Raposa fica com a vaga. Joga a favor do Cruzeiro o retrospecto do time da Toca em relação ao Coelho. Os números dos confrontos entre os times mostram superioridade dos azuis.
De acordo com apurações do site oficial do Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro, incluindo os jogos do antigo Campeonato da Cidade, Cruzeiro e América se confrontaram em 218 oportunidades, sendo 100 vitórias do clube estrelado, 54 do oponente e 64 empates. Pelo estadual, a Raposa anotou 367 gols e sofreu 270.
Mesmo jogando na Arena Independência, a vantagem continua sendo do Cruzeiro. Segundo a Assessoria de Imprensa da Toca, no próprio estádio do América foram disputados 53 clássico, com 23 vitórias do Cruzeiro, 15 do América-MG e outros 15 empates. O Cruzeiro marcou 79 gols e o América balançou as redes 67 vezes.
O mais recente encontro entre os rivais aconteceu em março deste ano, no mesmo Independência, pela primeira fase do Mineiro, e terminou com triunfo celeste por 1 a 0, gol de Rafael Sóbis.
Da Redação, com informações do Site Oficial do Cruzeiro, por Alisson Guimarães
Mín. 16° Máx. 28°