Um vereador da cidade de Paracatu, região Noroeste de Minas, foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por perseguir e constranger uma assessora de comunicação da Câmara Municipal da cidade. O MPMG requer, também, que o vereador perca o mandato, caso seja condenado.
De acordo com a denúncia, o vereador exigiu que a assessora de comunicação da Câmara divulgasse, nas redes sociais dela e nas que ela administra, postagens para promovê-lo e enaltecer a atuação do político na cidade. A vítima gravou as exigências no celular.
"O vereador também é acusado de ter causado dano emocional à vítima mediante constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir e outros meios que causaram prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação", detalha o MP.
Conforme informações do Ministério Público, no início de 2021, o vereador abordava a assessora de comunicação da Câmara, de forma constante e constrangedora, insistindo para que ela dessa ênfase ao trabalho dele nas redes sociais.
"Também a manipulava para que não divulgasse atos de outros vereadores, principalmente de uma outra vereadora. No começo de 2021, o vereador manipulou a assessora ridicularizando seu celular, causando prejuízo à sua autodeterminação, o que a levou a trocar de aparelho celular por um modelo novo", detalha o Ministério Público.
Mín. 17° Máx. 25°