O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e a Federação de Esportes Estudantis de Minas gerais (FEEMG) emitiram notas de repúdio e indignação após o caso de racismo ocorrido nesta quarta-feira (14 de junho), publicado pelo Site Mega Cidade, nos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) 2023, depois de um jogo de Handebol masculino entre uma equipe de Sete Lagoas e a outra de Pompéu.
VEJA ABAIXO A NOTA DO COMPIR!
Confira a nota da FEEMG que é a organizadora dos JEMG 2023!
"A Comissão Organizadora dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2023 tem a ciência do ocorrido na manifestação direcionada aos estudantes-atletas de Sete Lagoas.
Face ao ocorrido, manifestamos nossa indignação e nosso repúdio diante dessas manifestações discriminatórias. Ressaltamos que não compactuamos com esses comportamentos, tendo em vista que o JEMG é um programa cujos objetivos são a inclusão, o respeito mútuo e a manutenção dos direitos de igualdade entre os competidores.
Racismo é crime, de acordo com a Lei 7.716/1989. Nesse sentido, as providências legais e cabíveis previstas no Código Disciplinar dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2023, já estão sendo tomadas pela Junta Disciplinar.
Concluindo, o fato em questão é um caso de polícia e, portanto, acompanharemos os desdobramentos."
Mín. 17° Máx. 23°