O inverno está chegando e com elas as doenças e viroses típicas da estação. É o momento de reforçar ainda mais a imunidade e ter um cuidado especial com a saúde das crianças, pois o seu contato diário com os colegas e professores na escola pode facilitar a infecção por vírus, como o da gripe, por exemplo.
Esses cuidados devem ser uma realidade em casa e também no ambiente escolar. Tanto os pais e familiares, quanto professores, coordenadores e diretores escolares precisam ter iniciativas para proteger os pequeninos. O que é um desafio, mas não é impossível.
De acordo com especialistas, algumas atitudes podem evitar que as crianças sejam alvo das chamadas doenças de inverno. Confira algumas delas:
Com a chuva e o frio típicos do inverno, é comum que mantenhamos as janelas fechadas para nos proteger. Isso acontece normalmente em casa, nas escolas e até mesmo nos transportes públicos, mas isso é um convite para a contaminação das crianças e dos adultos.
O ideal, portanto, é não manter os ambientes totalmente fechados, uma pequena fresta na janela já permite a circulação de ar e ajuda a evitar as contaminações.
Antes da pandemia da Covid-19, era comum que pais e responsáveis enviassem para a escola seus filhos, mesmo quando eles estavam gripados. Com a pandemia, vimos na prática o risco que isso traz, afinal um simples contato com alguém com sintomas gripais já é capaz de causar várias outras infecções.
Devemos, então, colocar esse aprendizado em prática e evitar que crianças entrem na escola doentes. Essa atitude protege os demais estudantes, familiares e também os professores.
Também aprendemos bastante sobre isso ao longo da pandemia. A contaminação por doenças virais pode acontecer pelo ar e também por meio do contato com mãos e objetos infectados, por isso é bom lembrar de não compartilhar garrafas, talheres, toalhas e objetos pessoais em geral. E claro que as mãos devem estar sempre limpas.
A hidratação é fundamental em qualquer época do ano, e embora seja mais fácil manter o consumo de água em dia no verão, devido às altas temperaturas, no inverno nosso corpo segue precisando de água para se manter funcionando bem.
Comer bem também é fundamental, pois fortalece a imunidade, por isso é bom evitar produtos industrializados e aumentar o consumo de frutas e vegetais, ricos em vitaminas e nutrientes que ajudam a combater as doenças.
A vacina no Brasil é obrigatória, o que significa que as escolas em geral podem exigir a apresentação do cartão de vacinação da criança na hora da matrícula. Mas não basta apenas ter vacinado seu pequenino em algum momento, é preciso se manter fazendo isso sempre que necessário.
A vacina contra a gripe é uma das mais indicadas nessa época do ano, assim como tem sido a contra a Covid-19.
Você pode matricular suas crianças nas melhores escolas particulares, com ensino integral ou não, sem se endividar com as mensalidades. Quer saber como?
Inscreva-se gratuitamente no Educa Mais Brasil, maior programa privado de inclusão educacional do nosso País, e garanta uma bolsa de estudo de até 70% para economizar nas mensalidades.
Ao longo dos seus 19 anos de atuação, o Educa já ajudou milhares de estudantes de diferentes modalidades, e você e seus filhos podem ser os próximos. Garanta agora o seu desconto.
Mín. 16° Máx. 23°