Motivados por levar atividades de educação e promoção da saúde, alunos dos cursos de Enfermagem e Enfermagem estão realizando ações as crianças e adolescentes participantes da Escola de Vôlei Sada UNIFEMM. As práticas têm acontecido quinzenalmente com a realização de intervenções e pesquisas voltadas para saúde. O objetivo é colocar os alunos frente às necessidades de qualidade de vida da população de modo que, processualmente, o discente se responsabilizando pela assistência de enfermagem, buscando intervir sistematicamente.
O Coordenador do Projeto Sada/UNIFEMM, em Sete Lagoas, Rogério Fernandes e as Coordenadoras Fernanda (Enfermagem) e Patrícia (Nutrição), afirmam que com a ação os alunos desenvolvem habilidades profissionais que auxiliam na saúde e qualidade de vida dos beneficiários do projeto, além de obter análise crítica e reflexiva, de tomada de decisão e avaliação para julgamento clínico no exercício da profissão, pautado em princípios éticos e evidências científicas; capacidade de estabelecer uma relação terapêutica baseada nos princípios éticos e de humanização, com clientes e seus familiares; capacidade de trabalhar em equipe multiprofissional.
Além dessa atividade, os alunos dos cursos de saúde do UNIFEMM realizam atividades práticas de ensino com enfoque na atenção à saúde, segundo os preceitos do SUS, desde o primeiro período por meio das disciplinas de Práticas Integradoras, que acontecem do 1° até o penúltimo ano do curso, e se desenvolvem conforme o ciclo da vida.
Nas referidas disciplinas ocorre a inserção do aluno nos campos de prática, como estratégia de aproximá-lo da realidade social e de saúde do município de Sete Lagoas.
Mín. 14° Máx. 26°