Símbolos da religiosidade, história e cultura de Minas, os oratórios domésticos ganharam uma exposição especial no Museu Casa Guimarães Rosa. A mostra temporária “Canto de Reza”, tem curadoria de Fabiano Lopes de Paula e exibe a coleção de oratórios do colecionador Dênio Cassini.
De acordo com os organizadores, a “exposição se faz como uma “Casa” movida pela fé e a esperança, carregada de histórias. Histórias de fé, de dentro de casa, de uma fé que é conteúdo genuíno dos romances de Guimarães Rosa, de sua rica literatura que se destinou a mostrar a alma de um povo ligado pelas suas devoções”.
Expressão da religiosidade e fé do povo mineiro, os oratórios domésticos têm grande importância na história social, religiosa e artística da Minas colonial. E concentram, com muito simbolismo, a própria história do Brasil. As peças representam devoção e arte e foram objetos de criação de inúmeros artistas mineiros.
A coleção que compõe a mostra foi reunida ao longo dos anos pelo olhar do colecionador Dênio Cassini, sendo composta por peças que mostram a variedade e a criatividade de seus artificies. De natureza singular e de caráter popular, trata-se de criações de artistas mineiros e baianos, manufaturados a partir do século XVIII e principalmente dos séculos XIX e XX.
Mín. 18° Máx. 23°