A tradicional “Festa de Santo Expedito” se aproxima e centenas de fiéis e devotos deverão comparecer à Igreja, localizada no Bairro do Carmo, nas proximidades da Vila Vicentina. Santo Expedito foi martirizado na Armênia, no século II. Ele era militar e foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Diocleciano, que subira ao trono de Roma em 284.
A Festa do dia 19 de abril será precedida por um “Tríduo” com início no próximo domingo (16), quando haverá “Missa de Abertura” às 10h30min, almoço com música ao vivo e confraternização a partir das 12 horas, reza do “Terço” às 17h30min, seguida de “Missa”. Na segunda-feira (17), também acontecerá às 19 horas, reza do “Terço e Missa”.
Já na terça-feira (18), às 18h30min, na Rua Bororós, em frente ao número 278, Bairro do Carmo, ocorrerá a concentração para a “Procissão da Bandeira”; às 19 horas começará a “Procissão” e reza do “Terço”, seguida de Missa e “Levantamento da Bandeira” com participação da “Guarda de Congo”.
Dia de Santo Expedito - 19 de abril (quarta-feira)
Às 5 horas acontecerá a “Alvorada Festiva” e Missa às 6 horas na Igreja Santo Expedito. Já às 14h30min será realizado o “Ofício de Nossa Senhora e às 15 horas haverá “Missa pelos Enfermos e Idosos”. Por sua vez, às 18 horas tem início o momento de “Adoração ao Santíssimo” e também a reza do “Terço”. Encerrando as festividades, às 19 horas começa a “Procissão de Santo Expedito” e às 19h30min a “Missa Solene”. Cabe ressaltar que durante o dia haverá o “movimento da barraquinha”, sendo que toda a “Festa” é uma realização da Paróquia Nossa Senhora do Carmo / Comunidade Santo Expedito / Comissão de Festeiros 2017: Pastoral dos Ministros Extraordinários da Eucaristia e Conselho Administrativo.
José Geraldo Soares Barbosa - Jornalista
Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo
Mín. 14° Máx. 26°