Combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não tem idade. E quanto mais cedo nossas crianças e adolescentes aprenderem, melhor será o combate ao Aedes aegypti. Com esse foco, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio das secretarias de Educação, Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Semadetur); Saúde; Assistência Social e Codesel, deu início à 1ª Gincana Interescolar de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, na praça da feirinha. A gincana tem a participação de 23 escolas municipais. Para a bióloga Dilma Nunes, cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde.
A Diretora de Equipe Pedagógica explicou como vai funcionar a gincana. "A gincana acontece dentro da sala de aula. As tarefas são todas didáticas e pedagógicas, com premiações para as equipes que completarem as missões. Aliamos a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao nosso plano de ensino para isso. Estão todos envolvidos", diz Márcia Veiga. "Nós queremos, com essa ação, fazer com que a conscientização de combate ao mosquito seja uma luta constante", completa o secretário adjunto de Educação do Município, Renato Gomes.
Estudantes de várias idades entenderam rapidamente o recado. Entre gritos de paz e animação das equipes, a mensagem é séria. "Estou achando o máximo. É uma sensação maravilhosa, diferente. Ainda mais com essa temática da dengue, já que não temos esse costume. Espero que haja uma mudança de pensamento, principalmente nas escolas e em casa", acredita Lara Maira de Castro, estudante da E. M. Francisca F. de Avelar. "A gente sai da rotina. É até bom pra gente aprender mais a como cuidar da nossa casa e do nosso bairro", corrobora a estudante da E. M. Prof. Godoy, Ana Luiza Ramos da Costa.
A gincana vai até o dia 14 de julho e também faz parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, de 5 a 9 de junho, com uma blitz educativa no dia 5, considerado o Dia D no combate ao mosquito.
Mín. 18° Máx. 23°