Garantir direitos, a reabilitação e a inclusão social de pessoas em sofrimento mental, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios. Esse é um dos objetivos do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio.
Neste dia, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - realiza uma série de atividades na Praça Dom Carmelo Mota (Praça da Feirinha), de 08h às 11h.
A data é ainda uma homenagem à luta dos profissionais de saúde por um tratamento em liberdade, mais humano e respeitoso aos usuários dos serviços de saúde mental. O movimento surgiu em decorrência da reforma psiquiátrica, visando a garantia de direitos, a reabilitação e a inclusão social dos pacientes.
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá ações diversas no âmbito da atenção à saúde mental. Serão várias atividades que envolvem os pacientes, seus familiares e as equipes dos serviços, com a participação da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS(s)/NASF/C.S).
Confira a programação:
08h00: Abertura do Evento
08h30: Aula de Dança
09h00: Oficinas para confecção de cartazes, mascaras e adereços para o desfile
10h00: Desfile geral (Pacientes/Familiares/
11h00: Encerramento
Local: Praça Dom Carmelo Mota (Praça da Feirinha)
Saúde Mental em Sete Lagoas
Pela Secretaria Municipal de Saúde, a Atenção Primária, Secundária e Terciária prestam acolhimento à saúde mental.
Pela Atenção Secundária, os Centros de Atenção Psicossocial acolhem usuários com quadros graves e persistentes em sofrimento mental, sendo o CAPS Adulto, CAPS Infanto Juvenil e o CAPS Álcool e outras Drogas.
Há ainda a Unidade de Acolhimento Adulto, com acolhimento residencial para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, além de instituições sociais e privadas de atendimento.
Mín. 16° Máx. 23°