Um paciente com câncer de próstata em estágio terminal, com expectativa de vida de quatro meses, alcançou a remissão completa da doença após ser submetido a um tratamento inovador desenvolvido por um médico brasileiro.
Scott Miller foi diagnosticado com câncer de próstata metastático, em estágio IV, em julho de 2021, aos 66 anos de idade. O tumor apresentava quase 12 centímetros de diâmetro e havia se espalhado para ossos, vesícula, bexiga, reto e outros órgãos.
Ao longo de seis meses, o paciente foi tratado com a tecnologia BTT, que consiste na indução de proteínas de choque térmico por meio de aumento da temperatura, de maneira controlada, pelo cérebro.
A inovação foi desenvolvida pelo pesquisador brasileiro Marc Abreu, especialista em termodinâmica cerebral e frequências termorregulatórias. O chamado túnel térmico cerebral (BTT, na sigla em inglês) foi elaborado pelo médico na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
"Um ponto muito importante é que, com esse tratamento, não só eliminamos o câncer, mas também a fonte do câncer. Temos a erradicação das células-tronco cancerígenas e a neutralização das moléculas sinalizadoras, que são as que levam ao desenvolvimento e depois a recorrência do câncer", explica o pesquisador.
Segundo a ONG Oncoguia, a remissão acontece quando os médicos não detectam mais células cancerígenas em exames de imagem e laboratoriais do paciente.
Mín. 16° Máx. 23°