Regina Duarte, de 76 anos de idade, voltou a compartilhar mais uma informação falsa em seu perfil no Instagram e chegou a receber uma advertência da plataforma. Na rede social, a atriz tentou associar os atos dos vândalos bolsonaristas que depredaram os prédios dos Poderes da República, em Brasília, no dia 8 de janeiro, ao presidente Lula (PT).
No vídeo publicado pela ex-secretária de Cultura do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), pode-se ver os golpistas apoiadores de Bolsonaro vandalizando o patrimônio público, mas mesmo assim, tentam culpar apoiadores de Lula. Na legenda do registro, a artista ainda aproveitou para avisar que estaria expondo "imagens que a mídia não irá mostrar".
Pouco tempo depois, a rede social marcou o post da veterana como fake news e afirmou que "o conteúdo foi analisado por verificadores independentes em outra publicação" para atestar a falsidade. A plataforma diz ainda que a bandeira do PT que aparece no vídeo "foi furtada no Congresso Nacional" pelos bolsonaristas ao invadirem o prédio, conforme comprovado por agências de checagem.
Vale destacar, que essa não foi a primeira vez que Regina postou desinformações e foi advertida pelo Instagram. A plataforma, inclusive, já colocou um alerta para quem tenta seguir o perfil da atriz, que tem 3 milhões de seguidores, pelas reiteradas "informações falsas" replicadas por ela.
Em seu perfil, ela já duvidou que o povo yanomamis estivessem passando fome, espalhou mentiras sobre a eficácia das vacinas contra o Covid-19 e ainda questionou, sem qualquer embasamento, a segurança do processo eleitoral brasileiro, além defender os depredadores de Brasília em uma intentona golpista. Regina Duarte também promoveu ataques contra minorias sociais, como pessoas transexuais e a população negra.
Mín. 17° Máx. 25°