A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - amplia ainda mais o plano especial de oferta de atendimento na Atenção Primária (Centros de Saúde, UBS e ESF) em horários diferenciados, no feriado de sexta-feira da Paixão, 7, e também no sábado de Aleluia, 8. A alternativa está provocando os resultados esperados, evitando que atendimentos de casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika comprometam o fluxo em unidades de Urgência e Emergência.
Nesta quinta-feira, 6, é ponto facultativo em várias repartições da Prefeitura, mas, em caráter excepcional, todas as 60 unidades da Atenção Primária estarão abertas de 7h às 17h. Também terão atendimento especial as farmácias municipais e o laboratório Dr. Pedro Lanza, que integram a Atenção Secundária. “É uma ação estratégica para assegurar assistência ao cidadão e manter unidades de urgência como UPA, Hospital Municipal e PA do Vale para casos de maior gravidade”, ressalta Dr. Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde.
SEXTA E SÁBADO
Desde o dia 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde colocou em prática um plantão especial para atendimentos de casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika em unidades localizadas em pontos referenciais de todas as regiões da cidade. São quatro UBS e três ESF (veja abaixo) que funcionam de 17h às 19h de segunda a sexta-feira para este fim. “Vale ressaltar que essas unidades funcionam normalmente de 7h às 17h para atendimento do público da sua área de referência. Neste horário, o usuário deve se encaminhar à unidade mais próxima de sua residência”, destaca Higino Lopes, coordenador da Atenção Primária.
Para reforçar ainda mais este plano especial, foi definido que essas sete unidades ficarão abertas na sexta-feira, 7, feriado, e também no sábado, 8, para todo tipo de atendimento.
UNIDADES DE PLANTÃO
Sexta-feira, 7 – feriado – 7h às 17h
Sábado, 8 - 7h às 17h
Segunda a sexta-feira, 17h às 19h
UBS Belo Vale: Rua Oscar Padilha, 625 - 3772-3489
UBS Luxemburgo: Rua Itabamcuri, 182 - 3776-8394
ESF São João II: Rua Wenceslau Braz, 470 - 3776-5454
ESF CDI I: Rua Expedicionário Leofredo Gaspar, 534 - 3773-4114
ESF Santo Antônio: Rua Dr. João Batista, 1.327 - 3773-9147
BALANÇO
O Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira, 4, um balanço de controle da Dengue, Chikungunya e Zika em Sete Lagoas. Já foram notificados 2.126 casos da Dengue na cidade desde o início do ano, com 32 casos confirmados. De Chikungunya foram 213 notificações e 52 confirmados e de Zika foram 3 notificações e nenhuma confirmação. A incidência é considerada alta e, por isso, a situação é de alerta.
Mín. 16° Máx. 23°