A Paróquia Nossa Senhora das Graças realizou neste último domingo (2), uma manhã de retiro espiritual, que refletiu o tempo da “Quaresma” (40 dias de preparação para a “Páscoa”), que contou com a participação de membros das diversas pastorais. O retiro dirigido pelo padre Gislei Marques (Paróquia Nossa Senhora do Carmo) também contou com a presença do padre Warlem Dias (Paróquia Nossa Senhora das Graças).
O retiro teve início com a oração dos participantes em círculo. Em sua reflexão, o padre Gislei lembrou a antiga conotação da “Quaresma”, antes vista como um tempo de tristeza, “considerando que após o Concílio Vaticano II, o importante tempo litúrgico passou a ser ligado a Páscoa, enquanto preparação”. E completou: “Trata-se de um momento de alegria contida, de maior silêncio, um tempo de convite à conversão (mudança de atitude). Ao celebrar a ‘Páscoa de Jesus’, celebramos também a nossa ‘Páscoa’, a ‘Páscoa dos Cristãos’.”
O Evangelho de Mateus, capítulo 4, versículos de 1 a 11, que narra as tentações de Jesus no deserto, também foi refletido pelos participantes, juntamente ao texto “Os ‘demônios’ interiores”, escrito pelo padre Jesuíta, Adroaldo Palaoro. Ele explica que “dia-bolum’ é o que divide e nesse sentido, gosta dos verbos que afirmam o ego (eu pessoal): possuir, conquistar, adular, mandar, competir, destacar, impor.
Na partilha da mensagem do texto “Os ‘demônios’ interiores”, os membros das pastorais falaram sobre a necessidade de superação das tentações que vem do ego e busca do equilíbrio. “Lidar com a nossa vontade e a vontade de Deus é o nosso grande desafio”, afirmou padre Gislei. Ao final, o padre Warlem encerrou a proveitosa manhã de retiro espiritual, com a celebração e profunda reflexão do Evangelho do 5º Domingo da Quaresma, que narra a ressurreição de Lázaro por Jesus.
José Geraldo Soares Barbosa - Jornalista
Mín. 14° Máx. 26°