Um grupo de servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) procurou o vereador Janderson Avelar para pedir alteração na Lei Nº 9.027, que regulamenta a gratificação de produtividade correspondente ao limite máximo mensal de 75%, projeto este que o mesmo grupo havia apoiado tempos atrás, com a articulação do funcionário Marcelo Pacheco.
Na ocasião que era próxima ao período eleitoral, este pequeno grupo de servidores prometeu aos demais funcionários do SAAE, que a gratificação voltaria para 80%, o que até hoje não ocorreu.
Novamente, o mesmo grupo tenta articular uma nova mudança na lei para consertar o que errou no passado, sem ter havido representatividade de todos os funcionários do SAAE e sem a participação do sindicato que agora foi convidado através da servidora Lidiane, representante do Sind’Água.
Anteriormente esta gratificação era de 80% e atendia mais de 90% dos funcionários, contudo por causa de 15 servidores que não recebiam tal gratificação, centenas tiveram a gratificação reduzida para 75%.
Só que na primeira gratificação que era de 80% a mesma era de desempenho. Com a mudança para a nova lei aprovada passando para 75% com o apoio do grupo que hoje pede nova mudança, a gratificação passou a ser atrelada na arrecadação anual do SAAE, tendo que cumprir a estimativa da referida arrecadação.
Isso significa que se a autarquia não atingir o limite estabelecido pela lei orçamentária do município, o corte é feito em porcentagem. Assim sendo, fevereiro deste ano (2023) foi o 2º mês que os servidores receberam uma gratificação ainda mais baixa: 70%.
Depois que houve a mudança de 80% para a de 75% que depende da estimativa de arrecadação, já são dois meses que os servidores perdem 5%, além da perda de 5% em relação a antiga lei que era de 80%, somando assim uma perda de 10%, o que deixou os servidores insatisfeitos ao receberem o contracheque.
Reunião
Na tarde deste sexta-feira (17) foi realizada reunião entre os servidores do SAAE, o Sind’Água, o vereador Janderson Avelar e o prefeito Duílio de Castro, para discutir a mudança na gratificação.
De acordo com informações levantadas pelo Site Mega Cidade, o prefeito Duílio demonstrou interesse em resolver a solicitação dos servidores que deverá ser encaminhada à diretoria da autarquia para estudo da questão.
Mín. 18° Máx. 24°