Se você já viu um bichinho como esse dentro do seu guarda-roupa, não significa que a sua faxina não seja boa. Mas pode significar que o armário esteja com alguma umidade.
Esse bichinho, que parece ser uma sujeira ou um pedacinho de pedra, é a famosa traça-de-roupa, que tem esse nome popular porque ela se alimenta das fibras dos tecidos das roupas.
Crédito: Reprodução
Essa traça é, na verdade, larva de microlepidóptera, uma mariposa minúscula da família Tineidae. Depois que essa larva cresce ela abandona esse casco e vira uma mariposa pequena.
O guarda-roupas é um dos locais preferidos dessas traças não apenas pelos tecidos que servem de alimento, mas também por serem ambientes escuros, úmidos e aquecidos, ideais para que as fêmeas coloquem seus ovos.
Depois de colocarem os ovos, as fêmeas logo morrem. Os ovinhos possuem uma espécie de adesivo que os faz ficarem grudados nos tecidos. Então quando os ovos eclodem, as larvinhas tecem essa parte traseira que parece um minicasco, e saem por aí procurando comida.
Conforme as traças vão crescendo, elas migram para as paredes e frestas da casa e esperam até o momento de se tornarem mariposas.
Como viu, o ambiente apropriado para as traças-de-roupa são aqueles fechados, aquecidos e úmidos. Ou seja, para evitar que elas apareçam, precisa manter o guarda-roupas sempre limpinho, bem arejado e seco.
Sempre que tiver um dia de sol, abra as portas dos armários para ventilar e secar. Todo mês, retire todas as roupas, faça uma boa limpeza no interior do armário e deixe-o secar por completo.
Se a parede atrás do armário foi úmida, procure acabar com essa umidade, nem que seja colocando uma proteção, como folhas de isopor, para evitar ao máximo o contato do armário com a parede.
Aproveite e veja mais dicas para tirar umidade da parede.
Mín. 19° Máx. 25°