As operadoras de telefonia móvel poderão solicitar a instalação da nova rede 5G em 347 municípios de pequeno e médio porte a partir do dia 27 de fevereiro. Com isso, o total de cidades aptas a receber a internet de altíssima velocidade chegará a um total de 487 localidades no Brasil.
A informação é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz, que também é presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede 5G. O Grupo vai se reunir na próxima quinta-feira para aprovar a lista das cidades. O 5G confere velocidade até cem vezes superior ao atual 4G.
Fazem parte dessa nova leva municípios que estão localizados próximos a regiões metropolitanas e cidades acima de 500 mil habitantes. Com isso, haverá localidades aptas a receber 5G que contam com população menor de 30 mil pessoas, por exemplo.
“Com essa nova cobertura, o 5G vai estar disponível para cerca de 40% da população já, o que é um resultado positivo”, disse Queiroz ao Globo.
Mín. 18° Máx. 22°