Pacientes e funcionários da hemodiálise do Hospital Nossa Senhora das Graças estão fazendo um abaixo-assinado solicitando o retorno das refeições durante o atendimento.
De acordo com informações, antes da pandemia almoço e jantar eram oferecidos aos pacientes, sendo que no retorno do atendimento após a pandemia, a mesma deixou de ser servida, havendo somente pão com leite, às vezes até sem manteiga.
A situação estaria afetando as pessoas que durante o tratamento necessitam de uma alimentação mais reforçada.
Segundo informações, o Hospital Nossa Senhora das Graças alega que não está tendo mais condições de servir as refeições.
Então, o Site Mega Cidade entrou em contato com o Hospital Nossa Senhora das Graças para saber a posição da unidade de saúde perante o quadro.
Resposta do Hospital
O Hospital Senhora Nossa Senhora das Graças oferecia até a pandemia refeições completas (almoço e jantar) para os pacientes da Hemodiálise. Porém com o início da pandemia e implantação de protocolos de isolamento, essa ação foi abolida, pois os pacientes realizavam suas refeições no mesmo espaço (refeitório do setor) sem uso da máscara, o que os colocava em situação de risco de contaminação pelo Coronavírus.
Devido a isso, o hospital passou a oferecer um kit lanche que consiste em: pão, copo de café com leite, fruta e suplementos nutricionais diariamente, sendo parte do lanche oferecido antes da sessão de hemodiálise e a outra parte ao final da sessão.
Portanto após a redução dos casos de Covid-19, o Hospital Nossa Senhora das Graças não conseguiu ofertar mais essas refeições, visto o aumento dos valores de insumos médicos hospitalares que cresceram assustadoramente na pandemia além de falta de recurso específico para atender essa demanda, já que o custo é muito maior que do lanche oferecido hoje.
O Hospital Nossa Senhora das Graças não mede esforços para garantir todos os benefícios que possam trazer satisfação e conforto aos nossos pacientes, no entanto esta instituição não possui estabilidade financeira para garantir a oferta nutricional substitutiva conforme solicitado pelos pacientes. Segundo a RDC 154 DE 15 DE JUNHO DE 2004, que estabelece o Regulamento técnico para o funcionamento dos serviços diálise, descreve no item 2.2:
“Todo serviço de diálise deve fornecer ao paciente, no dia do procedimento dialítico, alimentação de acordo com a orientação dietética do Nutricionista e com base na prescrição médica, considerando seu estado clínico e nutricional”.
Por isso, nunca foi deixado de ofertar a alimentação para o paciente durante as sessões de hemodiálise. Devido às várias reivindicações de pacientes para o retorno das refeições completas (almoço e jantar) e pensando sempre no bem estar do nosso cliente, o hospital tem tentado fazer levantamento de recursos para o retorno das refeições para nossos pacientes.
A proposta do HNSG é realizar uma complementação da alimentação, mantendo o lanche já oferecido e retornando com a refeição principal (almoço e jantar), através de uma parceria com as prefeituras dos municípios que compõem a microrregião de Sete Lagoas, auxiliando no custo destas refeições completas.
Mín. 18° Máx. 31°