O relaxamento do isolamento social e das medidas de proteção contra a Covid-19 influenciaram no aumento expressivo do quadro de doenças respiratórias em crianças de 1 a 4 anos, beneficiárias de planos de saúde. Entre 2020 e 2021, período de flexibilização da pandemia, essa faixa etária foi atingida 128% mais por infecções que afetam as vias aéreas, como asma, bronquite, pneumonia, dentre outras. Os casos cresceram exponencialmente, saltando de 1.308 para 2.994.
Os dados são de um estudo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), desenvolvido a partir do banco de informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A pesquisa mostrou ainda que a faixa etária pediátrica de 1 a 4 anos também foi a que teve mais registros de infecções por Covid-19. Em 2020 foram 492 casos, número que pulou para 1.260 no ano seguinte, uma alta 156,1%.
O superintendente executivo do IESS, José Cechin, explica que uma das possíveis razões para esse alto índice de diagnósticos em crianças menores de 4 anos pode ser o fato de que nessa idade elas estão começando a ter mais contato social. “Nessa faixa etária, normalmente, elas frequentam creches, que são pontos de infecções muito comuns,” enfatizou.
Mín. 16° Máx. 23°