Os deputados estaduais eleitos de Minas Gerais tomaram posse nesta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa.
Dos 77 parlamentares da Casa, 76 foram empossados, entre os quais o sete-lagoano Douglas Melo. Chiara Biondini (PP) só poderá tomar posse depois do dia 22 de fevereiro, quando completar 21 anos, idade mínima para assumir o cargo.
O governador Romeu Zema (Novo) afirmou que "todas as conquistas" do estado "são fruto da colaboração" dos três poderes e pediu apoio aos parlamentares para os próximos anos.
"Temos muitas políticas públicas para realizarmos juntos, sempre a partir do diálogo, atentos aos anseios da sociedade civil e em benefício do povo mineiro (...) Tenho a certeza de que a legislatura que hoje se inicia terá um papel fundamental e de protagonismo", afirmou Zema.
Ainda nesta quarta-feira é eleita a nova mesa diretora da ALMG. O deputado Tadeu Martins Leite (MDB) é o único candidato à presidência. A chapa dele é composta por Leninha (PT), como 1ª vice-presidente, e Antonio Carlos Arantes (PL), como 1º secretário.
A nova legislatura da ALMG tem 62 deputados homens e 15 mulheres. Apesar de a bancada feminina representar apenas 19% do total, esse é o maior número de deputadas da história da ALMG.
O PT é o partido com maior número de representantes no parlamento mineiro (12), seguido de PL e PSD, com 9 cada.
Mín. 17° Máx. 25°