Encerrou-se no dia de ontem (31) a campanha conhecida pelo mês como “Janeiro Branco”.
Esse mês foi escolhido para representar o mês da conscientização e os cuidados com a saúde mental, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse e principalmente os transtornos mentais mais comuns como a síndrome do pânico, ansiedade e, principalmente a depressão que pode nos levar à morte.
Esta conscientização foi escolhida para ser trabalhada no mês de janeiro por ser o primeiro mês, pois representa o recomeço. A cor branca por representar um “papel em branco” simbolizando a oportunidade de reescrever a nossa própria história.
Essa iniciativa pretende mostrar a importância de cuidar da mente e incentivar as empresas e instituições a debaterem o assunto logo no começo do ano.
Na verdade, é pela falta de cuidado com esse aspecto que muitos talentos profissionais são perdidos.
Especificamente, neste mês como psicólogo clínico, fiz com meus pacientes uma maratona para trabalharmos a nossa qualidade de vida melhorando e promovendo a produção de nossos neurotransmissores como do bem estar, do amor, dentre outros.
Sugiro para quem quiser dar sequencia a ideia ofertada pelo Janeiro Branco que invista e acredite em seu potencial. Pratique esporte, leia bons livros, invista em amizades e relacionamentos que te levam para cima, use bem suas redes sociais, faça o desafio da gratidão, espiritualiza-se ajudando ao próximo!
Se ainda assim tiver dificuldade nestas dicas, procure um profissional da saúde ou um psicólogo para te ajudar nesta nova mudança de vida e seja feliz.
Wagner Giovane Barbosa, psicólogo clínico, especialista em Psicologia Clínica e especialista em Psicologia Comportamental. CRP 04/56.871
Mín. 16° Máx. 23°