O WhatsApp começou a liberar, nesta quinta-feira (26), um recurso que permite enviar mensagens para até 5 mil pessoas e reunir grupos semelhantes em um só lugar. Trata-se da “Comunidades”, funcionalidade anunciada no ano passado.
Pouco antes das eleições presidenciais de 2022, a ferramenta gerou polêmica pois havia o temor de que pudesse prejudicar o combate às fake news. Apesar de ser testado há vários meses, o WhatsApp determinou que o lançamento no Brasil ocorresse somente após o resultado das urnas.
De acordo com o WhatsApp, a ferramenta objetiva manter conversas focadas em assuntos específicos. A atualização busca conectar vários grupos sob uma mesma categoria para organizar as conversas no aplicativo.
O recurso permite navegar entre os grupos e enviar avisos coletivos. Na aba principal de cada Comunidade, o usuário tem acesso à descrição e a uma lista de grupos nos quais as pessoas podem escolher entrar.
É possível adicionar até 50 grupos em uma comunidade, além do grupo de avisos, sendo que os participantes podem entrar em qualquer grupo da comunidade. Vale dizer que somente os administradores do grupo terão permissão para enviar mensagens na conversa do grupo de avisos, que comporta até 5 mil participantes.
A empresa reforça que as Comunidades do WhatsApp estão disponíveis apenas em alguns países. Além disso, a implementação é gradual, então não acontece em todos os smartphones de uma só vez.
“As pessoas poderão receber avisos enviados para toda a comunidade e organizar grupos menores para discutir os assuntos que são de seu interesse com facilidade. Suas mensagens e chamadas pessoais feitas nas comunidades são sempre protegidas com a criptografia de ponta a ponta”, diz o WhatsApp.
O novo recurso do WhatsApp começa a ser disponibilizado para computadores, smartphones Android e iOS.
Veja abaixo como criar uma comunidade:
Na sequência, basta criar ou adicionar grupos a uma comunidade.
Mín. 18° Máx. 22°