Um asteroide do tamanho de um caminhão deve passar perto da Terra nas próximas horas. De acordo com a Nasa, agência espacial americana, a rocha espacial, batizada de 2023 BU, fará o trajeto mais próximo de um objeto perto do nosso planeta já registrado.
O asteroide passará pelo extremo sul da América do Sul por volta de 21h, horário de Brasília, desta quinta-feira (26). A expectativa é de que ele fique a 3.600 km da Terra, distância dez vezes menor do que a de satélites que orbitam o planeta.
Observe nesse diagrama, a ilustração da trajetória do 2023 BU (em vermelho). A órbita dos satélites é mostrada em verde.
A Nasa explica que o objeto não oferece risco ao planeta e que não existem chances de impacto. E mesmo que o 2023 BU estivesse em rota de colisão com a Terra, não causaria muitos danos. Isso porque, com um tamanho estimado de 3,5m a 8,5m, a rocha provavelmente se desintegraria na atmosfera, transformando-se em uma bola de fogo.
A rocha foi descoberta pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov no último sábado (21). Ele também foi responsável pela descoberta do cometa interestelar 2I/Borisov.
Cientistas da Nasa afirmam que a órbita do asteroide 2023 BU ao redor do Sol será modificada por sua passagem perto da Terra. Por causa da gravidade do nosso planeta, ele será atraído e seu caminho pelo espaço será reajustado.
“Antes de encontrar a Terra, a órbita do asteroide ao redor do Sol era praticamente circular, o que corresponde aproximadamente à órbita da Terra, levando 359 dias para completar sua órbita ao redor do Sol”, informou a agência.
“Após o encontro, a órbita do asteroide será mais alongada, movendo-se para mais ou menos o meio do caminho entre as órbitas da Terra e de Marte em seu ponto mais distante do Sol. O asteroide vai completar então uma órbita a cada 425 dias”.
Mín. 19° Máx. 25°