O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ser contra a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos antidemocráticos que resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Em entrevista à Globonews, Lula disse que a formação da comissão pode acabar atrapalhando as investigações.
“Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito, ou seja, ela pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda. Nós não precisamos disso agora”, afirmou Lula.
Desde a semana passada, aliados do Planalto se movimentam para colher assinaturas para a formação da CPI - 31 senadores já assinaram o pedido de formação da CPI.
A ideia de formar a CPI dos Atos Antidemocráticos partiu de aliados de Lula no Legislativo, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede), líder do governo no Congresso, e Renan Calheiros (MDB).
Na semana passada, Randolfe afirmou que a CPI será aberta e disse que a comissão poderá pedir a cassação de deputados que participaram dos atos em Brasília. “Garanto isso: a CPI será instalada. O Congresso não recuará diante de golpistas”, disse o líder do governo Lula no Congresso.
Mín. 17° Máx. 25°