A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou sete ataques a torres de transmissão de energia desde os atos violentos praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 8 de janeiro.
O mais recente ocorreu em Rondônia, entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena. O ataque, que resultou na queda de uma torre da Eletronorte, foi registrado no início da noite de sábado (14). A torre só deve ser restabelecida na próxima quinta-feira (19). De acordo com a Aneel não houve problemas no fornecimento de energia elétrica neste caso, assim como nas outras seis ocorrências.
"A Agência informa que tem mantido o Ministério de Minas e Energia informado de todos os eventos, como também tem interagido com as autoridades de segurança pública. As empresas estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela Agência. Importante esclarecer que não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia em virtude dessas ocorrências", diz o comunicado da Aneel enviado à reportagem.
Autoridades policiais investigam a relação e entre os ataques às torres de transmissão e os atos golpistas realizados nos últimos meses.
Nesta segunda-feira (16), o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) e o chefe da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. O objetivo é discutir as ações de combate aos atos de vandalismo que têm as torres de transmissão como alvos.
O governo federal acionou os governos de São Paulo, Rondônia e do Paraná pata adotar medidas de prevenção, além de investigar as motivações para os crimes.
“Nos causa indignação que estes criminosos destruam o patrimônio de todas as brasileiras e brasileiros. É importante reforçar que todo o sistema elétrico nacional, diga-se de passagem referência para o mundo, é fruto das tarifas de energia que todos nós pagamos", condenou Silveira.
"Portanto, cabe às autoridades e à toda a sociedade o ato de vigilância daquilo que nos pertence e que é fundamental para o desenvolvimento nacional, geração de emprego e renda, competitividade e atração de investimentos. Vamos agir com o rigor da lei, punir e cobrar ressarcimento dos vândalos”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
Mín. 18° Máx. 31°