O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) negou, em julgamento realizado na noite desta segunda-feira (16), o recurso do Betim, que denuncia supostas irregularidades na inscrição de atletas do Ipatinga e entende ter direito a uma vaga no Módulo I do Campeonato Mineiro.
O julgamento absolveu o Ipatinga no artigo que punia o clube desportivamente, com a suspensão e a perda de pontos. Com a decisão favorável dos magistrados, o clube do Vale do Aço segue entre as 12 equipes que estão aptas para a disputa da elite do torneio.
O presidente do clube do Vale do Aço, Nicanor Pires, foi considerado culpado e condenado a 540 dias de suspensão e multa de R$ 10 mil. O Ipatinga também foi multado em R$ 20 mil.
Após a derrota no TJD-MG, o Betim já prepara o recurso que será apresentado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), última instância dentro dos tribunais nacionais da esfera esportiva.
Entenda o caso
Em setembro de 2022, o Betim apresentou uma denúncia sobre supostas irregularidades na inscrição de atletas do Ipatinga no Módulo II do Campeonato Mineiro.
Em dezembro, o TJD-MG entendeu por maioria que não teria competência para julgar o mérito. Na última sexta-feira, o STJD determinou a suspensão do Campeonato Mineiro até que a questão fosse resolvida.
A partir da decisão, a FMF marcou uma sessão para o julgamento de uma medida inominada para esta quinta-feira (19), mas decidiu julgar o mérito nesta segunda-feira, quando não atendeu o recurso do Betim.
Mín. 17° Máx. 23°