Conforme publicado pelo Site Mega Cidade, no dia 27 de setembro último, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou o edital 100/2022 para a conclusão das obras do Hospital Regional de Sete Lagoas, que vai atender as cidades mais ao norte da região Central.
O vencedor do processo licitatório para a realização das obras é o Consórcio Guimarães HRSL, composto pelas sociedades empresárias Construtora Guia Ltda, RG Empreendimentos e Engenharia Eirelli.
Nesta segunda-feira (26 de dezembro) foi confirmado que o Governo de Minas homologou o referido Consórcio como vencedor da licitação para a retomada das obras.
O hospital está em um terreno de 23.500 metros quadrados, divididos em quatro blocos e vai oferecer 226 leitos, sendo 21 de UTI adulto e 15 leitos UTI neonatal, com possibilidade de expansões futuras. Com 55% da construção concluída, a obra foi paralisada em 2015.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, o Governo de Minas Gerais deve investir aproximadamente R$ 101 milhões na conclusão do Hospital de Sete Lagoas. “Esperamos fazer a inauguração do empreendimento em aproximadamente três anos. No primeiro ano será realizada a elaboração do projeto e nos outros dois a execução das obras”, disse.
Após concluído, o hospital contribuirá na ampliação da oferta de serviços para atenção às necessidades de cirurgias eletivas e trará benefícios a toda região. Somente na microrregião Central, no sentido norte, serão 16 municípios atendidos, representando 480 mil habitantes.
A conclusão será viabilizada por meio dos recursos do Termo de Medidas de Reparação assinado com a Vale, em função do desastre de Brumadinho. O Acordo Judicial visa reparar os danos decorrentes da tragédia, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.
Mín. 16° Máx. 23°