Festas, encontros, confraternizações com família, amigos e colegas de trabalho, regados a momentos de descontração e felicidade. E neste clima, comida e bebida costumam ser consumidas com fartura e, em alguns casos, em excesso. A moderação é a melhor aliada para aproveitarmos as festividades sem pagar um preço alto depois.
Nas festas, geralmente, é servida uma grande variedade de pratos ricos em açúcares e gorduras e a vontade de provar de tudo pode nos levar a comer mais do que deveríamos. Quando isso acontece, o sistema digestivo fica sobrecarregado e as dores abdominais, má digestão, azia e outros desconfortos podem ocorrer, atrapalhando não só a celebração como o funcionamento correto do corpo.
Mas como evitar que a ressaca e o mal-estar digestivo façam companhia na lembrança do dia seguinte? O Coordenador da Equipe de Clínica Médica 5 da Rede Mater Dei de Saúde, Breno Figueiredo Gomes, explica que não há outra recomendação além da mais elementar possível nesses casos: não exagerar. “Nesta época do ano é complicado mesmo, e os excessos acontecem. Mas precisamos ter consciência que essas são exceções e não regras”, diz.
No entanto, se ainda assim não for possível resistir, medidas reparadoras podem contribuir para restabelecer o corpo à rotina. Para tanto, o médico orienta que o primeiro passo é trocar o exagero de comidas e bebidas por pratos mais leves e de fácil digestão. Também não é recomendável forçar a alimentação nesse período. Além disso, é fundamental manter o organismo hidratado, com água em abundância durante todo o dia. Outra dica é descansar por meio de um sono de qualidade, de pelo menos oito horas. No mais, o próprio corpo se encarregará de se recuperar, com esses insumos de qualidade.
Para quem acredita que vale uma dieta detox frequentemente, de modo a limpar o corpo e voltar a cometer excessos, o médico alerta que, na verdade, o recomendado é evitar se intoxicar. “Não existem dietas e nem medicamentos milagrosos, mas apenas sintomáticos. A presença de substâncias tóxicas, continuamente ou no longo prazo, podem prejudicar sua saúde, seus relacionamentos e o seu trabalho”, orienta.
Mín. 18° Máx. 22°