A ação de forma truculenta da Polícia Militar de Santa Catarina contra um homem negro foi filmada por uma mulher que estava no local, e o vídeo viralizou nas redes sociais. Segundo a denunciante, os agentes chegaram, derrubaram o homem na calçada em frente a um shopping de Criciúma sem informar a justificativa.
“O rapaz estava apenas sentado em um banco na calçada, mas os agentes já chegaram agindo com truculência contra ele, mesmo com ele dizendo que não havia feito nada. Quando ele levantou e perguntou por que estava sendo preso, ele tomou uma rasteira do policial, que deu uma mata-leão e derrubou ele no chão", disse a mulher, que publicou um vídeo nas redes sociais
No momento da ação, a testemunha perguntou aos policiais qual o motivo para aquele tipo de abordagem, mas não obteve resposta. A vítima, por sua vez, gritava dizendo que não conseguia respirar. “Ele disse que estava sentado em frente à loja. Eu perguntei ‘não pode ficar sentado em frente à loja?’, contou a denunciante ao “O Globo”.
Por fim, o homem foi levado. O agente que imobilizou o homem negro teria dito: “O dia que ele pegar e estuprar sua filha, ou matar, daí vocês vão precisar da nossa ajuda”.
O 9° Batalhão da Polícia Militar informou que os agentes teriam sido acionados para “averiguar uma pessoa com atitude suspeita”. O comunicado diz que o “suspeito não acatou as diversas verbalizações policiais, não acatando ordens de abordagem da guarnição policial, desacatando a guarnição e realizando ameaças contra os policiais, sendo necessária a utilização do controle contato, para conseguir efetuar a prisão por desobediência, resistência e ameaça”.
A Polícia informa que o homem foi liberado em seguida.
VEJA O VÍDEO!
Ver essa foto no Instagram
Mín. 18° Máx. 31°