Há trabalhador precisando de dinheiro extra nesse final de ano que ainda nem se deu conta de que tem uma quantia a receber. O prazo para sacar os valores esquecidos termina agora em dezembro, então é bom se apressar para garantir o seu. Veja como é simples saber se você ou não tem alguma quantia disponível.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, milhares de trabalhadores ainda podem sacar os recursos do abono salarial referente ao PIS/Pasep do ano de 2019. A quantia segue disponível, mas muitos brasileiros sequer têm conhecimento de que há valores em conta. É preciso correr contra o tempo, no entanto. Veja por quê.
Valores esquecidos
O dinheiro está disponível para um grande grupo de profissionais formais e servidores públicos. Os valores esquecidos chegam ao máximo de um salário mínimo para quem trabalhou todos os meses de carteira assinada no ano de referência do pagamento.
A liberação para saque ou movimentação da quantia segue até dezembro. Sendo assim, quem não resgatou o dinheiro na época tem apenas mais alguns dias para aproveitar o recurso disponível. O abono salarial é um benefício para quem trabalha com carteira assinada e atende aos critérios de pagamento.
Ele vale para o trabalhador que recebe até dois salários mínimos por mês.
O pagamento é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal para quem recebe o PIS. Já o Pasep fica a cargo do Banco do Brasil. O trabalhador recebe até um salário mínimo no valor em vigor. Atualmente é de R$ 1.212.
O cálculo para definir quanto cada pessoa vai receber depende do tempo trabalhado no ano de referência do pagamento. Sendo assim, quem trabalhou durante os 12 meses garante o máximo, que é um salário. De acordo com um levantamento divulgado pelo ministério, cerca de 320 mil pessoas ainda não haviam sacado os recursos do benefício com ano-base 2019 até o mês de abril. O prazo está quase acabando.
Mín. 18° Máx. 24°