O mês de novembro foi o escolhido para a campanha, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Neste mês, se intensificam os trabalhos de informação sobre o autocuidado masculino, assunto que ainda é motivo de muito preconceito. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Em homenagem ao Novembro Azul, foi realizado no dia 1° de novembro no Passe Livre (Rua Quintino Bocaiuva, 618) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Smasdh) um mutirão apenas com homens, onde além de realizar a perícia médica do Passe Livre, eles tiveram um delicioso café da manhã, receberam materiais informativos e foram orientados pela equipe sobre como fazer e onde procurar para fazer o exame.
"O câncer de próstata não causa sintomas nas fases iniciais, por isso é importante que os homens acima de 50 anos realizem o exame. É importante deixar o preconceito de lado e se cuidar", afirma o médico do Passe Livre, Dr. Leandro Henrique Moreira.
Outras ações de incentivos aos cuidados com a saúde dos homens continuam por todos os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos ao longo do mês.
Mín. 16° Máx. 23°