Embora apareça algo comum e totalmente inofensivo usar o celular no trânsito pode ser uma combinação mortal. No Brasil de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito chegando a gerar 154 mortes por dia, 54 mil por ano.
Segundo o especialista em trânsito e tenente coronel da Polícia Militar, Aluísio Souza, embora o consumo de álcool e o excesso de velocidade sejam as principais causas de acidentes mortais na estrada, o uso descontrolado do celular no trânsito vem ganhando novos adeptos como é o caso dos motociclistas: ” Bem no Brasil o celular já é a terceira maior causa de acidente de trânsito. Superando causas grandes como a imprudência e a negligência. A primeira causa é justamente o excesso de velocidade. A segunda causa é a associação de álcool e direção e o celular a terceira maior causa de acidente de trânsito no nosso país.
De acordo com estudos da Abramet, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 quilômetros por hora, equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Uma preocupação que repercutiu na legislação brasileira de trânsito.
O especialista alerta que os cuidados devem ser adotados não só pelos condutores, mas também pelos pedestres:” Recentemente a legislação até tornou a infração de trânsito mais rigorosa. Então a pessoa que for pega falando ao celular comete uma infração média, mas se ela estiver com o celular na mão manipulando o celular a infração é considerada gravíssima.”
O tenente coronel Luiz de Souza lembra ainda que falar ao celular no viva voz em casos de extrema necessidade não configura infração, mas mesmo assim não é recomendado por ser nocivo à segurança do trânsito. A exceção que a lei permite o uso do celular, é justamente quando ele está no modo GPS.
Mín. 18° Máx. 23°