Os pais que presenteiam os filhos com brinquedos eletrônicos e celulares no Dia das Crianças, celebrado nesta quarta-feira (12), devem ficar atentos e adotar alguns cuidados para evitar acidentes com esses produtos.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no primeiro semestre de 2022, 34 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos morreram em acidentes de origem elétrica. Os óbitos foram causados por choque elétrico (27), incêndios gerados por curto-circuito (6) e raio (1). Em Minas Gerais, foram registradas duas mortes.
Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), João José Magalhães Soares, a cautela deve começar na escolha do presente. É preciso atenção, por exemplo, à faixa etária indicada e à voltagem do equipamento.
“É fundamental que os pais prefiram brinquedos e equipamentos que possuam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pois eles possuem manual de instruções em português com informações detalhadas de segurança, a garantia de checagem do órgão e inserção de forma clara da faixa etária para utilização”, afirma Soares, em nota.
A Cemig também recomenda atenção com celulares e tablets. É importante que as crianças não utilizem os dispositivos conectados na tomada.
Mín. 17° Máx. 23°