Se assim como na música de Chico Buarque você está se "guardando pra quando o Carnaval chegar", pode tirar as fantasias, as baquetas e a purpurina do armário, que, após 2 anos de espera, Belo Horizonte iniciou a preparação para a folia em 2023. A Prefeitura da capital (PBH) abriu, nesta terça-feira (4), as inscrições para os blocos de rua, que poderão se cadastrar pela internet até o próximo dia 4 de novembro.
O Carnaval de BH se tornou um dos maiores do país, trazendo turistas de diversas regiões do país e até estrangeiros para conhecer a capital mineira. Em 2020, última folia antes da pandemia de Covid-19, foram 500 atrações entre blocos, palcos oficiais, festas e desfiles, embalando 4,45 milhões de foliões que ocuparam as ruas da cidade.
"O cadastro de blocos de rua emerge da necessidade de um planejamento prévio dos órgãos públicos para aprimorar o atendimento de demandas relativas à mobilidade urbana, logística, segurança, limpeza e instalação de banheiros químicos para os desfiles, e assim contribuir para um carnaval melhor para todos", detalha a PBH.
Por meio da Belotur, o município faz o cadastro dos blocos de rua para garantir toda a estrutura para os foliões. Ainda conforme a prefeitura, em 2023, a festa está prevista para começar no dia 4 de fevereiro e ir até o dia 26 do mesmo mês.
Para se inscrever, os blocos podem acessar o site da Belotur, onde também encontrarão um Guia e o Tutorial para o cadastro.
Mín. 17° Máx. 23°