Tudo indica que ao final do ano o Atlético se tornará SAF (Sociedade Anônima do Futebol). E o clube já possui um grande interessado em adquirir uma parte para se tornar o investidor majoritário e controlar o futebol do Galo.
Trata-se da Fenway Sports Group, grupo investidor norte-americano que é uma das maiores holdings esportivas do mundo e que possui time de beisebol (Boston Red Sox), de hóquei no gelo (Pittsburgh Penguins), além de ser dona do futebol do Liverpool, da Inglaterra. A informação sobre o grupo foi dada pelo portal FalaGalo.
A Fenway Sports Group possui como um de seus acionistas o astro de basquete Lebron James. O grupo norte-americano já tem em mãos o modelo de SAF do Atlético e aparece como um dos possíveis interessados a passar para a próxima fase que é de conhecimento de como será a divisão de cotas e participação.
A Fenway é acionista majoritária do Liverpool desde 2010. Foi durante sua gestão que o clube encerrou o jejum de três décadas sem ser campeão inglês (2020) e chegou duas vezes à final da Liga dos Campeões da Europa (foi campeão em 2019 e vice no ano anterior).
Segundo o jornalista Gustavo Lopes, radicado em Boston, a intenção do FSG é entrar no mercado do futebol sul-americano para ser protagonista e além do comando de um clube, o grupo possui interesse no comando de Arena, já que o Fenway Park, estádio do Boston é de propriedade do grupo, que é especialista em gestão de arena.
Entenda o processo da SAF
Uma lista inicial é feita pelo banco de investimento, que traz algumas dezenas de nomes que investem nesse tipo de negócio ao redor do mundo, os potenciais compradores.
Os interessados assinam um documento de confidencialidade e tem acesso sobre qual é o clube em questão e todas as informações. Com o documento em mãos, os investidores interessados apresentam propostas, e então, se fecha um período de exclusividade com a mais atraente para ser feita a diligência e ser concluído o negócio.
Mín. 17° Máx. 23°