O que não faltam são opções de conhecimento e de engajamento no movimento de preservação dos recursos hídricos. É o que se constata na programação da Semana da Água, entre 21 e 22 de março, divulgada pelo Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão jequitibá, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Projeto Manuelzão, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), entre outras entidades e instituições.
A programação da Semana da Água terá início no dia 21 de março, às 19h30, quando a conselheira do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Velhas Daniela Lavras (Faculdade Santo Agostinho) receberá os também conselheiros Lairson Couto (Unifemm) e Vinícius (WWF) para palestras sobre monitoramento de qualidade de água e projeto de bacias.
No dia seguinte, 22, às 7h, sairá uma pequena expedição pela bacia do Ribeirão Jequitibá, desde a Faculdade Santo Agostinho até o Rio das Velhas, em Jequitibá. passando por alguns pontos onde houve monitoramento de qualidade em 2016. A Equipe de Mobilização CBH Velhas estará em Jequitibá, na comunidade de Doutor Campolina, desenvolvendo atividades lúdicas e roda de conversa sobre água, desde as 9h.
Na tarde do dia 22, às 12h, os expedicionários se encontram com a Equipe de Mobilização e Prefeitura de Jequitibá próximo à foz do Ribeirão Jequitibá no Rio das Velhas (município de Jequitibá). Entre 13h e 14h será realizada a oficina do Plano Diretor da Bacia do Rio das Velhas, com o objetivo de apresentar aos participantes este instrumento de gestão e suas aplicações à bacia hidrográfica do Ribeirão Jequitibá.
O encerramento da Semana da Água ocorre na noite do dia 22, às 19h, na Câmara de Vereadores de Sete Lagoas. A Casa Legislativa promove reunião especial com o tema água. Haverá palestra do analista ambiental Élio Domingos em nome do Projeto Manuelzão e falando sobre Sete Lagoas na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
Mín. 18° Máx. 23°