Aconteceu na última quinta feira, 25/08, no auditório do Centro Universitário Unifemm em Sete Lagoas, o “1° Seminário Regional de Governança em Saúde Pública: Promoção, Controle e Mobilização Social”.
Foi um encontro dos 35 municípios da Regional de Saúde da Micro de Sete Lagoas e Curvelo, na qual foram abordados temas inerentes ao fortalecimento do SUS e suas mobilizações, com palestras dos diretores e dirigentes da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES) e Referências Técnicas da SRS de Sete Lagoas.
Estavam presentes representantes de cada município, sendo eles gestores, coordenadores, técnicos, conselheiros de saúde, dentre outros segmentos.
Na segunda parte do dia, foram apresentados os trabalhos de mobilização social dos 03 Municípios que se destacaram entre os 35 desta Regional, sendo eles Funilândia, Curvelo e Corinto.
Esses trabalhos foram apresentados pelos seus representantes, explanando sobre a forma de trabalho, e como alcançaram o êxito na execução do mesmo, para que sirvam de inspiração, incentivo, pra que se tornem ações a serem duplicadas por outros Municípios.
Carol Moura, coordenadora de Vigilância em Saúde de Funilândia
"Estamos muito felizes com esse reconhecimento, em sermos um dos Municípios selecionados para mostrar pra todo mundo o quanto nosso trabalho teve êxito! Pois pegamos uma ação que já é realizada periodicamente, de praxe, pelo setor, mas de uma forma 'repaginada', otimizando o trabalho de combate diário ao mosquito da Dengue, com o Mutirão, como um ponta-pé inicial para a conscientização da população sobre o descarte correto de demais materiais inservíveis, além da possível reciclagem de outros materiais! Reconhecimento este, que só foi possível, graças ao empenho e dedicação de toda nossa equipe, às parcerias e contribuições dos outros setores da prefeitura, e o mais importante, a participação e colaboração da população! Pois não existe êxito na mobilização social, se a sociedade de fato não participar! Somos só gratidão à todos que participaram dessa Ação, nesse novo e pioneiro formato!", pontuou Carol Moura, coordenadora de Vigilância em Saúde de Funilândia.
"O objetivo do Mutirão é combater a Dengue e conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água", declarou o prefeito de Funilândia, Edson Vargas.
Mín. 14° Máx. 26°