Sábado, 30 de Novembro de 2024
20°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Polícia INSEGURANÇA

A cada hora, pelo menos uma escola é alvo da violência em Minas Gerais

Levantamento do Observatório de Segurança Pública apontou que instituições de ensino são palcos de 31 infrações por dia no Estado

25/08/2022 às 14h01
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:
Aluno faz ameaça em bilhete — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Aluno faz ameaça em bilhete — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um estudo apontou que a cada uma hora, pelo menos uma escola é alvo da violência em Minas Gerais. O levantamento, feito pelo Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, mostrou que 5.621 ocorrências foram registrados nas instituições de ensino do Estado de janeiro a junho deste ano. A média é de 31 infrações por dia. São crimes como furto, roubo, arrombamento, ameaças, calúnia, difamação, estupro e outros.

Para a presidente em exercício do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG), Thaís Cláudia D'Afonseca, os números revelam um problema que afeta toda a sociedade. "A questão da violência é ampla e muitas das vezes é resultado da desigualdade que presenciamos no Brasil", disse.

Thaís aponta a necessidade de encarar esse problema, uma vez que isso afeta o exercício da atividade dos professores e também o processo de educação dos alunos. "É preciso verificar o que ocasiona essa violência, até porque os professores tem direito a uma ambiente saudável de trabalho", conclui.

Thais D'Afonseca alerta sobre a necessidade de ações voltadas não apenas para a violência física, mas também para a psiquica. "Até o fato de se expressar pode ser uma situação que coloca o professor em risco hoje em dia", exemplica a presidente em exercício do Sinpro-MG. Para ele, essa violência psíquica atinge também os alunos que, em várias ocasiões, são vítimas de preconceito. "A gente tem observado é que existe uma violência com professores e alunos em razão de diversos fatores, que vão desde a orientação sexual, a classe econômica, a cor", explica.

O levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública considera crimes ocorridos em instituições de ensino particulares e públicas, dos âmbitos municipal, estadual e federal, além de creches, referentes à educação básica e superior. Os crimes de furto são os que tiveram o maior registro, com 1686 casos. Ele é seguido pelos atos de ameaça, que totalizam 974 registros.

Na última segunda-feira, funcionárias da Escola Municipal Doutor João Pinheiro, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram vítimas de ameaças por meio de ligação telefônica. De acordo com o boletim de ocorrência, um homem ligou para a instituição e se apresentou como ex-aluno da instituição. Ele disse que seu filho estava sofrendo na escola e ameçou as servidoras. "Ele disse que irá acabar com todo mundo e que não adianta chamar a polícia", diz o documento. A Polícia Militar fez rastreamento na região e na escola, mas o suspeito não foi localizado. O caso é investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Recentemente, como mostrado por O Tempo, houve uma onda de ameaças em escolas públicas do Estado. Em alguns casos, como a promessa de chacina em escola na cidade de Aymorés, o medo fez que aulas fossem até suspensas. Nesta semana, um adolescente de 14 anos foi apreendido em Governador Valadares, na região do Rio Doce, por fazer parte de uma rede nacional que planeja ataques a escolas. Ele foi denunciado por uma agência de investigação dos Estados Unidos. O grupo tinha como inspiração o massacre de Suzano, em São Paulo, quando um adolescente e um homem encapuzados atacaram a unidade de ensino e mataram sete pessoas. Em seguida, um deles atirou no comparsa e, então, se suicidou. A ação, ocorrida em março de 2019, foi transmitida pelas redes sociais.

Segundo o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do  Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) Frederico Couto Marinho, é necessária uma ação conjunta entre as instituições de segurança e de educação para identificar e combater as principais causas. "Não dá pra combater tudo de uma vez, é preciso priorizar e identificar aquilo que mais ocorre", sugere. Para ele, essa estratégia é importante até mesmo para evitar problemas consequentes, como a evasão escolar. "Essa parceria, até mesmo com os órgãos de saúde é importante. Até para identificar se algum aluno ou funcionário possui um comportamento mais agressivo", disse.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais informou que  desenvolve  ações junto as equipes de segurança pública para evitar infrações dentro das unidades escolares. Os trabalhos são feitos de modo que, diante de qualquer denúncia, as equipes compareçam às instituições de ensino da rede pública estadual para investigar os casos e orientar os envolvidos.  Um destes projetos é o Patrulha Escolar. Com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais seguro, a Polícia Militar de Minas Gerais realiza rondas preventivas no entorno das unidades de ensino, com protocolos já estabelecidos. 

"Ressaltamos que a SEE/MG desenvolve e estimula a realização de ações de combate à violência no ambiente escolar através do Programa de Convivência Democrática. As ações desse programa contemplam práticas de Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos, que têm como princípio a defesa e a garantia dos direitos humanos nas escolas, além de promover a cultura de paz", disse em nota. A pasta também pontuou que planeja o investimento em serviços de vigilância eletrônica em 3.444 escolas em todo o Estado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h21 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

Dom 27°C 19°C
Seg 29°C 19°C
Ter 27°C 20°C
Qua 26°C 19°C
Qui 25°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio