Na última sexta-feira, 5 de agosto, foi lançado o projeto de Ronda de Proteção Escolar (ROPE) para fortalecer a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) nas 56 unidades educacionais da Prefeitura de Sete Lagoas. A proposta tem foco no combate à criminalidade e ainda caráter preventivo e educacional.
O projeto foi lançado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura com a presença do prefeito Duílio de Castro, da secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Alves Teixeira, do comandante da GCM, Sérgio Andrade, coordenadora da Educação, guardas municipais, diretores e coordenadores de todas as escolas municipais.
A Guarda Municipal já mantinha uma rotina de segurança nas áreas escolares e, somente nos primeiros sete meses desse ano, registrou 420 ocorrências neste tipo de atendimento. Agora, baseado em pilares, esse novo projeto vai aumentar a presença dos agentes dentro e fora das escolas.
O programa de proteção é considerado uma grande conquista pelos responsáveis pelas escolas e também por quem está na linha de frente da educação municipal. A Guarda vai atuar com agentes, monitoramento eletrônico, o grupamento de cães e ainda com o mascote Jotinha.
O Grupamento de Ronda e Proteção Escolar já planejou um cronograma para estar presente em todas as escolas municipais. O trabalho também tem o apoio de um sistema de monitoramento implantado pela Prefeitura recentemente que funcionar 24 horas por dia protegendo pessoas e o patrimônio. Além disso, equipes podem ser acionadas imediatamente por meio do telefone 153, que atende situações emergenciais.
Mín. 17° Máx. 23°