Amanhã, às 7h, quando Padre Israel iniciar a celebração da Missa, o Hospital Nossa Senhora das Graças comemorará 137 anos de existência. O maior e mais importante hospital da região de Sete Lagoas é referência no atendimento de média e alta complexidade em mais de 20 especialidades médicas para Sete Lagoas e outros 35 municípios da região.
A programação é de a Missa ser celebrada em frente ao Hospital. Caso chova, a celebração será transferida para o auditório. A Irmandade de Nossa Senhora das Graças, entidade mantenedora do hospital, convida a todos para viver este momento: comunidade, colaboradores e voluntários.
Nossa história
O Hospital nasceu numa casa antiga adaptada, em 7 de março de 1880. Posteriormente, foi transferido para instalações adaptadas em um prédio, que mais tarde seria transformado em escola. Naquela época era Provedor do Hospital, chamado de “Hospital Velho”, o Dr. Bernardo Alves Costa, que junto com Dr. Márcio Paulino, passou a recuperar antigos instrumentos e fazer pequenas reformas na sala de cirurgia e na ainda precária estrutura do hospital para dar conta da demanda de atendimento. As notícias do grande empenho e do trabalho bem feito corriam de boca em boca e a cada dia mais gente chegava ao pequeno hospital para ser tratado.
Na década de 1930, como resultado de grande campanha e mobilização populares, começou a ser erguido o “Hospital Novo”, já no endereço em que se encontra hoje. Em 1935, foi lançada a “Pedra Fundamental” e, em 25 de julho de 1937, aconteceu a inauguração. Começava ali a segunda parte da história deste que era, e ainda é, o maior, o mais bem equipado e, por seu corpo clínico e cirúrgico, o mais importante centro médico de Sete Lagoas e da região.
Da Redação com a Assessoria de Comunicação do HNSG
Mín. 14° Máx. 26°