A Polícia Federal prendeu Ivan Rejane Forte Boa Pinto, 46 anos, nesta sexta-feira (22), em Belo Horizonte (MG). A ordem de prisão temporária partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O morador da capital mineira usou as redes sociais para ameaçar integrantes da Corte e políticos de esquerda, como o ex-presidente Lula (PT) e o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ).
A prisão havia sido pedida pela PF, após identificar que Ivan Pinto "utiliza canais da rede mundial de computadores (YouTube, Facebook, Twitter) e aplicativos de mensagem para ‘mandar um recado para a esquerda brasileira’, cooptando apoiadores com o fim de ‘caçar’ e de praticar ações violentas dirigidas a integrantes de partidos políticos à esquerda do espectro ideológico".
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais recentemente, Ivan Pinto faz ameaças a Lula, Gleisi Hoffmann (presidente do PT) e Marcelo Freixo.
“Anda de segurança armada na rua que nós, da direita, vamos começar a caçar você [Lula]. Caçar você, caçar Gleisi Hoffmann, esse Freixo, frouxo do caralho. Todos eles que te cercam, vagabundo”, disse o morador de Belo Horizonte.
Na mesma gravação, que coloca em destaque a data de 7 de setembro de 2022, ele cita nominalmente ministros do STF e faz mais ameaças: “Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”, disse o homem.
O homem também convoca outras pessoas de direita a se juntarem para “expulsar do Brasil esses juízes corruptos e essa esquerda nefasta”.
Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), Ivan Pinto foi candidato a vereador da capital mineira em 2020, sob o nome "Ivan Papo Reto", pelo PSL (hoje, União Brasil). Ele não conseguiu votos suficientes para se eleger. Recebeu apenas 189.
Ivan costuma publicar fotos e vídeos em que exibe o corpo tatuado, para vender seus serviços de coach, personal trainer e “terapeuta especialista em distúrbios comportamentais que levam a obsessão e compulsão: drogas, álcool, tabaco, compras, comida, sexo, jogo e codependencia. Tratamentos baseados em Programação Neurolinguística, Coaching e Hipnoterapia”.
O bolsonarista afirma ter consultório em Belo Horizonte e clínica em Esmeraldas, cidade vizinha da capital mineira. A clínica, segundo ele, é destinada a tratamento de dependentes químicos.
O bolsonarista afirma ter consultório em Belo Horizonte e clínica em Esmeraldas, cidade vizinha da capital mineira. A clínica, segundo ele, é destinada a tratamento de dependentes químicos.
No entanto, o nome do bolsonarista não consta no Cadastro Nacional de Psicólogos, que reúne os dados de profissionais de todo o país, ou no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais.
Além de anunciar os supostos serviços, Ivan costuma atacar integrantes das cortes superiores e políticos de esquerda repetindo frases do presidente Jair Bolsonaro, quem chama de “meu capitão”.
Também não economiza em ameaças de morte contra ministros do STF. “Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo. Vocês são vendidos”, escreveu em uma publicação no Twitter.
Mín. 20° Máx. 28°