Sábado, 23 de Novembro de 2024
23°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Esportes Futebol

Justiça autoriza menina de 10 anos a jogar futebol em campeonato de colégio

A escola negou a inscrição da aluna, alegando que seria a única menina no torneio

07/07/2022 às 16h55
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom do TJMG
Compartilhe:
Aluna do colégio havia sido impedida pela direção da instituição de se inscrever no campeonato de futebol (Crédito: Foto Ilustrativa/Pixneo)
Aluna do colégio havia sido impedida pela direção da instituição de se inscrever no campeonato de futebol (Crédito: Foto Ilustrativa/Pixneo)

O juiz Rodrigo Ribeiro Lorenzon, da Vara Regional do Barreiro, autorizou uma aluna de 10 anos a participar da trigésima edição do Jolim -- Jogos Olímpicos do Colégio Santa Rita de Cássia, localizado no Barreiro de Baixo, em Belo Horizonte. A aluna, representada pela mãe, acionou a instituição de ensino na Justiça sob a alegação de que lhe foi negado o direito de participar do torneio de futebol do 30º Jolim.

A mãe da aluna disse que a escola negou a participação da filha nos jogos sob a justificativa de que “não seria permitida a participação de meninas no torneio” e, mesmo após a repercussão do caso na comunidade e manifestação por parte dos colegas na escola, as tentativas de negociação foram infrutíferas. Além disso, a mãe afirmou que a filha já disputa partidas de futebol junto com os meninos na escolinha de futebol e também nas aulas de educação física da própria instituição.

Ao analisar o pedido, o juiz Rodrigo Ribeiro Lorenzon verificou que a participação da aluna no torneio não foi admitida “única e exclusivamente pelo fato de não haver equipe de meninas” e que tal decisão não encontra amparo no ordenamento jurídico. Ele citou o artigo 227 da Constituição Federal, que prevê como dever da família, da sociedade e do Estado, “assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação e ao lazer”, entre outros direitos.

Para o magistrado, não é razoável admitir que a estudante seja impedida de participar de torneio de futebol (esporte que ela já pratica), apenas por não haver equipes femininas na disputa. Além disso, o caráter de competição do torneio não autoriza a alteração do tratamento da questão pela escola, que já permite que ela pratique o esporte com meninos, habitualmente, nas aulas de educação física.

A liminar deferida determina que a requerida aceite a inscrição da autora no torneio de futebol “30º Jolim -- Ed. Infantil ao Ens. Médio”, sob pena de multa de R?20 mil, em caso de descumprimento da decisão.

Ouça o podcast produzido pela equipe de rádio do TJMG: anexo 1.mp3

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h10 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 23°

Dom 21°C 16°C
Seg 25°C 16°C
Ter 26°C 17°C
Qua 27°C 19°C
Qui 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio