Um spray antisséptico prático e feito à base de nióbio (tipo de metal), considerado mais eficiente e menos perigoso que o álcool, é a estrela da feira “Vitrine BH-Tec”, uma amostra dos produtos e soluções criadas no parque tecnológico de Belo Horizonte, vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O spray não agride o meio ambiente nem causa reações adversas, como, por exemplo, a sensação de ressecamento da pele, típica após o uso de álcool sem glicerina.
Criado por uma empresa de biotecnologia instalada no parque tecnológico BH-Tec, o spray foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio e já foi adquirido por uma empresa para comercialização no país.
“Produtos com essa tecnologia passaram pelo meu doutorado e, agora, a gente vê se tornando realidade, saindo da bancada. É uma alegria muito grande”, conta Poliana Chagas, coordenadora de produção da empresa Nanonib, que criou o produto.
A feira da UFMG conta ainda com empresas inovadoras de vários setores, entre eles, logística, automação e até plataformas exclusivas para preparação de concursos, como a Clipping.
O evento começou nesta quarta-feira (8) e termina nesta quinta-feira (9); a visitação é aberta ao público externo e tem uma ampla agenda de palestras e mostra de produtos. Endereço do BH-Tec: rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, Engenho Nogueira, Belo Horizonte.
Mín. 18° Máx. 22°