A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza mais um mutirão de vacinação contra a Raiva. O Município disponibiliza todo o material necessário para as aplicações. Esta campanha é preventiva e tem como objetivo vacinar cães e gatos a fim de evitar que o vírus da Raiva, que atinge também bovinos e equinos, se alastre.
Agora chegou a vez de Silva Xavier e Estiva receberem o mutirão, e a meta é que 370 animais sejam vacinados. No último mês a equipe do CCZ esteve no Distrito do Barreiro. Na região foram 1.171 cães e gatos atendidos entres os dias 16 e 31 de maio, depois, mais 243 animais receberam a vacina nos dias 1, 2 e 3 de junho. A campanha antirrábica vai até o final de setembro. A data da vacinação na região urbana ainda não foi definida.
"Este ano, o CCZ iniciou mais cedo a vacinação nos distritos e áreas rurais. Para que a vacinação tenha maior cobertura, em algumas localidades, os agentes estão indo de casa em casa, vacinando cães e gatos. Iniciamos pelo Barreiro de Baixo, Barreiro de Cima e Jardim Carolina. O trabalho foi iniciado em maio e conseguimos vacinar neste período 1.414 cães e gatos”, destaca a veterinária Patrícia Silveira, coordenadora do CCZ.
Sobre a Raiva
A Raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão acontece a partir do contato com o vírus pela saliva do animal infectado, que penetra no organismo através da pele ou de mucosas, após a mordida ou arranhão.
A doença é potencialmente fatal, uma vez que envolve o sistema nervoso central, provocando a morte após curta evolução. Os sintomas da Raiva Humana incluem mudança de comportamento, inquietude, perturbação do sono, alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordida.
A evolução da doença pode levar a quadros de alucinações, acompanhados de febre. "Quando a equipe do CCZ bater à sua porta, receba os agentes e vacine seu pet", pede Patrícia. Mais informações: (31) 3771-5796
Mín. 14° Máx. 26°