Segunda, 25 de Novembro de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Raiva

Minas Gerais registra mais uma morte de criança com suspeita de raiva humana

30/05/2022 às 15h30
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com R7
Compartilhe:
Duas crianças foram mordidas por morcego contaminado
Duas crianças foram mordidas por morcego contaminado

Uma criança de 4 anos morreu com suspeita de raiva humana, no Hospital João 23, no bairro Santa Efigênia, região leste de Belo Horizonte, no sábado (28). Este é o quinto caso suspeito de raiva humana neste ano em Minas Gerais. Até o momento, três casos foram confirmados e um foi descartado. 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou a morte da criança no domingo (29). A SES informou que ela vivia na área rural do município de Bertópolis, a 638 km de Belo Horizonte, onde outros três casos suspeitos de raiva foram confirmados. 

Outros casos 

primeiro caso suspeito confirmado de raiva humana em Minas Gerais foi de um paciente de 12 anos, do sexo masculino, que morreu no dia 04 de abril deste ano. O segundo caso suspeito foi confirmado pelo laboratório de referência no dia 19 de abril, de uma paciente do sexo feminino, de 12 anos. No dia 13 de abril, a paciente teve piora clínica, foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva e morreu na noite do dia 29 do mesmo mês. As crianças foram mordidas pelo mesmo morcego.

O terceiro caso suspeito foi confirmado no dia 26 de abril. O paciente, uma criança do sexo masculino, de 5 anos de idade, morreu também em abril, na mesma data da notificação. Amostras foram coletadas e enviadas para exame laboratorial e os exames foram confirmados para raiva. O caso segue em investigação para identificar quais seriam as circunstâncias do contágio.

Uma criança de 11 anos do sexo feminino, que possuía parentesco com o segundo caso confirmado, apresentou sintomas como febre e dor de cabeça. O caso foi notificado para a Secretaria e, após exames laboratoriais, foi constatado que não se tratava de raiva humana. A paciente teve alta hospitalar no dia 06 de maio. 

Vacinação

Até o dia 20 de maio, 2.429 pessoas das 2.500 das comunidades rurais do município de Bertópolis e região foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a raiva humana (cobertura vacinal de 97,01%). Outras 2.000 pessoas já tomaram a segunda dose (80%). 

De acordo com a Secretaria de Saúde, mais doses da vacina antirrábica humana foram enviadas à Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni para completar o esquema vacinal da comunidade rural de Bertópolis. A Secretaria também forneceu vacina antirrábica animal para vacinação de cães e gatos. Um total de 755 cães e gatos já foram vacinados na zona rural de Bertópolis e região. 
 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h09 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Ter 28°C 16°C
Qua 29°C 19°C
Qui 30°C 19°C
Sex 30°C 21°C
Sáb 22°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio