Segunda, 25 de Novembro de 2024
24°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Imunização

Unicef alerta para queda da vacinação infantil em Minas

Pandemia contribuiu para menor imunização de crianças

17/05/2022 às 14h23
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:
Vacinação infantil — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Vacinação infantil — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou um alerta nos últimos dias sobre a queda da vacinação infantil em Minas Gerais. A organização diz que embora a queda já tenha sido percebida antes da pandemia, o confinamento agravou a situação.

De acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, a cobertura de tríplice viral caiu de 97% em 2019 para 79,8% no ano passado. Já a de poliomielite foi de 88,5% para 73,8% em dois anos. Ambas as coberturas vacinais também caíram no Brasil durante o período.

Segundo a Unicef, a interrupção de alguns serviços da saúde e o medo das pessoas de se contaminarem durante a pandemia "deixaram inúmeras crianças sem acesso à imunização". 

De acordo com Stephanie Amaral, oficial de Saúde do Unicef no Brasil, na primeira infância, crianças recebem imunização contra, pelo menos, 17 doenças e o declínio nas taxas de vacinação coloca milhões de crianças e adolescentes em risco de doenças perigosas, e evitáveis.

"Quanto mais crianças não tiverem acesso às vacinas, mais fácil se torna a propagação de doenças. Bolsões de comunidades subimunizadas e não imunizadas podem levar a surtos em diferentes regiões do globo e à volta de doenças erradicadas em diversos países. No Brasil, a vacinação de rotina para crianças menores de 5 anos vinha sofrendo quedas desde 2015. E a pandemia certamente contribuiu ainda mais para o agravamento do problema. Para reverter esse cenário, é fundamental fortalecer os programas de imunização e os sistemas de saúde, e incentivar famílias a vacinar as crianças”, avaliou Stephanie.

A Unicef pediu que governos fortaleçam ou restabeleçam "urgentemente os programas de imunização de rotina, desenvolvam campanhas para aumentar a confiança nas vacinas e implementem planos para alcançar todas as crianças e todos os adolescentes e suas famílias com serviços de vacinação; especialmente aos mais vulneráveis que não têm acesso aos serviços de saúde". 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h09 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 26°

Ter 28°C 16°C
Qua 29°C 19°C
Qui 30°C 19°C
Sex 30°C 21°C
Sáb 22°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio