Minas precisa vacinar cerca de 1 milhão de crianças contra o sarampo para atingir a meta preconizada. O público-alvo é formado por meninos e meninas de seis meses a 5 anos. Na tentativa de ampliar a cobertura, o Dia D da imunização acontece neste sábado em todas as cidades do Estado. A campanha termina em 3 de junho.
A ação acontecerá das 8h às 17h nos postos de saúde. Não é preciso fazer agendamento. Além da dose contra o vírus altamente transmissível, a mobilização visa a aumentar proteção contra Gripe e Covid-19.
Todas os imunizantes poderão ser aplicados neste sábado. Quem recebeu a vacina contra a Influenza no ano passado também deve tomar o reforço. A medida é necessária devido às mutações sofridas pelo vírus.
O último dado informado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) – com base no sistema do Ministério da Saúde – indicava que pouco mais de 128 mil crianças mineiras, de um total de 1,165 milhão, tinham recebido a vacina contra o sarampo.
Coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão afirma que os números baixos de adesão se devem a uma falsa sensação de segurança e desconhecimento.
“Por não termos, recentemente, casos de sarampos, as pessoas acreditam que a doença não pode retornar, o que não é verdade”. Em Minas, a última notificação da enfermidade ocorreu em 2020. Atualmente, não há registros suspeitos.
“A melhor forma de prevenção das doenças é a vacinação, que é disponibilizada gratuitamente nas unidades de saúde”, reforça técnica do Estado.
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de 1 ano.
Além das crianças, trabalhadores da saúde de qualquer faixa etária podem participar da campanha de vacinação deste sábado. A campanha foi iniciada em 4 de abril.
Mín. 14° Máx. 26°