A Orquestra Jovem das Gerais (OJG) atua na promoção do desenvolvimento das pessoas por meio da música. Os músicos farão uma apresentação neste sábado, 2 de abril, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é celebrada no mundo todo desde 2008. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da sociedade para o fato de que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) devem ter garantidos seus direitos à autodeterminação, à independência, à autonomia, bem como ao acesso à educação e ao mercado de trabalho, em igualdade com as demais pessoas.
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo. “Indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se músicos incríveis”, afirma o Coordenador Geral da Orquestra Jovem das Gerais, maestro Renato Almeida. Segundo o músico, a Orquestra possui alunos com TEA, como Moisés Ramos Alexandrino, 12 anos, que há um ano está no projeto, aprendendo violino, e tem apresentado evolução significativa nas aulas de música.
E o desenvolvimento pessoal de Moisés também tem sido perceptível. A mãe, Clenis Ramos de Souza, conta que depois que começou a participar da Orquestra Jovem das Gerais e ter o contato com a música, o jovem está mais tranquilo e se socializando melhor. “Com a pandemia, muitos tratamentos foram suspensos, se a possibilidade do encontro presencial, e ele estava ficando muito nervoso e ansioso. As aulas de música deixaram ele mais tranquilo e ele apresentou uma melhora na comunicação e na interação com as pessoas. Agora, com a volta das aulas presenciais na escola, ele consegue chegar e tirar uma dúvida com o professor, coisa que ele não fazia antes”, comenta. A mãe ainda ressalta que nenhum tratamento anterior, que ele faz desde o diagnóstico aos três anos, trouxe tantos resultados quanto a música.
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico. Sendo assim, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento.
Sobre a Orquestra Jovem das Gerais
Fundada em 1997 pelos músicos mineiros Renato Almeida e Rosiani Reis, a Orquestra Jovem das Gerais (OJG) é uma iniciativa voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura e educação. O projeto oferece oficinas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopros (flauta transversal, oboé e clarinete) e percussão a crianças e jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
A partir da educação musical, a Orquestra Jovem das Gerais busca a inserção destes jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais. Diante deste cenário, o projeto pretende contribuir para a formação cidadã dos alunos e a transformação da realidade e justiça social. Mais de 2 mil alunos já passaram pela Orquestra, que completa 25 anos em outubro de 2022.
Serviço
Data: 02/04/2022
Hora: 19:30
Local: Praça Presidente Tancredo Neves, 200 - Camilo Alves, Contagem
Mín. 17° Máx. 23°