A Seleção Brasileira já conhece nesta sexta-feira, 1º, os seus primeiros adversários na caminhada para a conquista do sonhado hexacampeonato mundial no Catar. O Brasil é o único país do mundo a participar de todas as Copas, desde 1930.
A Copa do Mundo começa no dia 21 de novembro. A final será disputada no dia 18 de dezembro. É a primeira vez que a competição será disputada no final do ano. A mudança no calendário foi necessária por causa das altas temperaturas no verão no Catar.
Antes do sorteio, que aconteceu no Centro de Exposições e Convenções de Doha, a Fifa anunciou as regras: com exceção da Europa, países do mesmo continente não caem no mesmo grupo; é possível no máximo duas seleções europeias por grupo; e os classificados da repescagem de junho vão para o pote 4, mantendo o bloqueio de praça.
Copa do Mundo - Foto: Reuters/Pawel Kopczynski
O brasileiro Cafu foi um dos convidados para participar do sorteio da Copa. Outras lendas que também auxiliam no sorteio foram Lothar Matthäus (Alemanha), Adel Ahmed MalAllah (Catar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinovic (Sérvia/México), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália).
Veja os grupos:
A Fifa lançou também nesta sexta-feira a primeira música oficial da Copa do Mundo do Catar: a 'Hayya Hayya (Better Together). A canção, que foi gravada pelo cantor americano Trinidad Cardona, a estrela nigeriana de afrobeat Davido, e a sensação pop catariana Aisha, tem influência de reggae e R&B.
"Ao reunir vozes das Américas, África e Oriente Médio, essa música simboliza como a música e o futebol podem unir o mundo. Como parte da estratégia musical renovada da Fifa, a trilha sonora com várias músicas aproximará os fãs apaixonados do espírito da Copa do Mundo da Fifa como nunca antes", disse Kay Madati, diretor da divisão comercial da Copa do Mundo do Catar.
Outras músicas serão divulgadas ao longo dos próximos meses, à medida que se aproxima o Mundial.
Mín. 17° Máx. 23°