Segundo o calendário definido pelo Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) de 2022 começa no dia 4 de abril em Sete Lagoas. A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar 19 salas de imunização para receber os grupos prioritários definidos pelo calendário vacinal.
A imunização ganha grande importância já que, além de evitar complicações decorrentes da gripe provocada pelo vírus, evita a sobrecarga no sistema de saúde, que viveu momentos de saturação em função da pandemia da Covid-19 e também do surto da Influenza H3N2 ocorrido no fim de 2021 e início deste ano. A vacina Influenza trivalente que será disponibilizada é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. “A imunização todo ano é muito importante, já que a fórmula da vacina é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus”, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.
Os grupos-alvos da campanha são organizados em etapas. A primeira será aberta no dia 4 de abril e vai até 2 de maio e serão vacinados idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área da Saúde. “Protegendo a população contra a gripe, que é uma doença grave, os hospitais não ficam sobrecarregados e podemos priorizar os atendimentos relacionados a outras enfermidades”, ressalta Dr. Flávio Pimenta.
O calendário define ainda que a segunda fase será entre 3 de maio e 3 de junho envolvendo os seguintes grupos: crianças (6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas, professores, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário e população privada de liberdade em unidades prisionais.
CRIANÇAS
No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
PONTOS DE VACINAÇÃO
Centros de Saúde: Manoa, São João, Progresso, Orozimbo Macedo, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia.
UBS: Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale
ESF: Catarina, Itapoã 2, Esperança, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada.
Mín. 14° Máx. 26°