O secretário de Sáude de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, avalia que ao menos três das 853 cidades do Estado já poderiam desobrigar o uso de máscaras contra a Covid-19 tanto em locais fechados, quanto em áreas abertas.
São elas: Matutina, a 360 km de Belo Horizonte, Passa Vinte, a 390 km da capital mineira, e Fortuna de Minas, a 100 km de BH.
Baccheretti explica que os três municípios já atingiram os critérios que, na avaliação do governo, são necessários para abolir o item de proteção. Os requisitos são: mais de 80% da população vacinada com duas doses e ao menos 70% dos moradores já com a terceira aplicação.
"Vale a pena destacar que temos 80% da população que pode tomar a vacina e já temos vacinas disponíveis sobrando. Se cada um que já tem mais de 18 anos e quatro meses da segunda dose tomada, a gente bate esse 70% e a gente consegue liberar a máscara em lugar fechado", avaliou o secretário sobre a situação das demais cidades.
Procuradas pelo R7, as três cidades citadas pelo secretário informaram que, por enquanto, o uso de máscara segue obrigatório nos municípios.
A Prefeitura de Matutina informou que a Secretaria Municipal de Saúde vai debater a flexibilização em uma reunião nesta tarde.
Já as prefeituras de Passa Vinte e Fortuna de Minas declararam que ainda não há previsão de mudanças nas regras.
Mín. 14° Máx. 26°